segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Sai uma limonada com hortelã !

Hoje em dia, cozinhar com temperos frescos, acabados de colher, já não é exclusivo de quem tem grandes hortas ou plantações!
Como diria a Susana do Feliz é quem diz "Feliz é quem tem uma horta na varanda!" e é verdade!
Na varanda, no balcão da cozinha, no parapeito da janela, na mesa de jantar ... num simples vaso, numa lata antiga, num pequeno canteiro, numa caixa de madeira antiga! Tantas são as formas que resultam e acabam por dar vida e originalidade aos nossos espaços, além de um aroma maravilhoso que se espalha pelo ar quando passa uma aragem!
Cá em casa temos uma horta de varanda que nos ajuda a aromatizar os nossos pratos, as nossas saladas, as nossas bebidas. Usamos as nossas ervas em quase tudo: mangericão, salva, hortelã, hortelã-menta, cebolinho, coentros, tomilho-limão ...
       





  

 

Mangericão nas saladas e sumos, salva para a carne, hortelã para a canja e a limonada, cebolinho para as massas, coentros em saladas ou um arroz saboroso, tomilho no peixe ou no que vier à rede! Por vezes inventamos um pouco e os diferentes paladares dão-nos inspiração para continuar! Um morangueiro pequenino só pelo gozo de ver nascer a flor e transformar-se num morango vermelhinho, tantas vezes disforme, mas muito saboroso.
        

Adoro quando diariamente faço a rega e vem aquele aroma só de me aproximar delas, verdinhas ... e sem ser preciso grandes cuidados! Sorte de principiante ... ou talvez por falar com elas! Os antigos dizem que elas gostam! Tiro umas folhinhas mais secas, apanho as que caíram ao sabor do vento, mas mantêm-se quase sempre bonitas as nossas plantas ... e crescem na medida certa para os gastos cá de casa! Quando mais colho, mais se multiplica! 
E quando nas idas ao supermercado ou às estufas aparece uma diferente lá a trazemos para colocar na terra e ver se também é feliz na nossa casa!

Vai uma limonada com hortelã?






Conheça os momentos felizes de Feliz é quem diz em
Com certeza vai ficar muito feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário