terça-feira, 25 de agosto de 2015

O meu bolo de aniversário , que não é meu, é da chefe Mafalda!


Não gostava de fazer doces, aliás, não tinha jeito nenhum. Os bolos não cresciam, as gelatinas não solidificavam ... 
Desde o dia que me mudei para a casa nova e saí da casa dos pais, parece que uma aptidão desceu sobre mim e, diga-se sem rodeios, agora safo-me muito bem! Na verdade não deve ter sido a aptidão, mas uma batedeira que me ofereceram e que é a luz dos meus olhos!
Desde que descobri esta receita de bolo de chocolate que onde quer que vá ... qualquer convite que receba, o levo comigo. Finalmente encontrei o bolo que, mesmo que o leve em todos os convites, ninguém se cansa de comer! Aliás, já há quem peça "um bolo destes só para mim" e quem mal olhe diga "ai, já estava a pensar nesse bolo!".
O meu segredo ... não é um segredo! A minha receita é da chefe Mafalda Pinto Leite, que admiro pelo seu percurso e pela forma como nos dá a conhecer as suas receitas, com imagens que nos fazem levantar do sofá e por as "mãos na massa". Além de todas as opções saudáveis e adaptadas às restrições alimentares de cada um, o que nos dá mais curiosidade e interesse!
Em nossa casa fazemos sempre umas pequenas alterações, ou para dar o nosso toque pessoal, ou ... porque nos faltam ingredientes! Mas a base está lá, e estes ingredientes são fáceis de encontrar na nossa dispensa!

Aqui vai ... mas prometam que só usam esta receita quando eu não estiver! 

100 g de chocolate culinário
150 g de manteiga sem sal (normalmente uso margarina normal)
4 ovos
1 chávena de açúcar amarelo 
1 colher de essência de baunilha 
4 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 chávena de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
açúcar em pó
1 chávena de frutos vermelhos


RECEITA

- Pré aquecer o forno a 160º. Untar com manteiga e polvilhar com farinha a base de uma forma de bolo com mola, ou fazer o mesmo processo forrando a base da forma com papel vegetal.
- Derreter o chocolate e a manteiga em banho maria. Deixar arrefecer ligeiramente.
- Bater os ovos com o açúcar durante cerca de 10 minutos na batedeira eléctrica, até obter uma mistura muito espessa e de cor clara.
- Juntar a baunilha e bater por mais uns segundos. Juntar a mistura de chocolate derretido e misturar.
- Juntar o cacau e a farinha e incorporar delicadamente.
- Juntar os frutos vermelhos, de preferência aos pedaços.
- Deite o preparado na forma e leve ao forno por 20 minutos.
- Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente.Transfira para um prato de servir.
- Decore com açúcar em pó e frutos vermelhos.



Dicas:
- Quando abrir o forno vai pensar que o bolo está cru, acredite que não está! Deixe arrefecer um pouco e depois delicie-se!
- Ainda quente é delicioso com uma bola de gelado!

Veja a receita original em
 http://www.diascommafalda.com/bolo-de-chocolate-cremoso/ 
e siga as dicas da Mafalda em
 http://www.diascommafalda.com/.

E foi hoje que o meu segredo se foi! Mas cada "chef" tem os seus trunfos!

Sem comentários:

Enviar um comentário