sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Cupcake no prato - uma doce recepção

Tudo começou na minha primeira despedida de solteira... sim... porque tive direito a duas! 
Há sempre uma difícil tomada de opção,  quem podemos ou não convidar para o grande dia ...  quem devemos convidar sem ferir ninguém ... é uma "escolha" que acaba sempre por doer! 
Mas tinha de comemorar com todas as minhas amigas, todas as importantes no meu percurso de vida, aquela etapa especial.  Se eu lhes queria fazer uma surpresa naquele jantar,  porque o mereciam, foram elas que me fizeram a mim! 
Quando cheguei querendo entrar antes para lhes colocar umas flores no lugar, não me deixaram entrar, inventando mil desculpas! Qual a minha surpresa... quando entramos a mesa estava linda,  digna de uma noiva. Bem ao meu modo! Tudo a pormenor... "Não estou habituada que me façam surpresas,  sou sempre eu a surpreender". E aqui vi pela primeira vez o pormenor do cupcake no prato, que ideia original e deliciosa! Cada uma com um bolinho com o meu SIM em várias línguas.  O SIM que mudaria a minha vida.  
Não sei a receita daqueles cupcakes,  mas eram uma delícia. Só o aspecto ... dava pena de comer! 
No meu aniversário resolvi "copiar a ideia",  um queque para cada um,  uma receita nova,  uma decoração diferente! 
E não é que já recebi uma encomenda para um jantar especial? Não é mesmo que um simples bolinho e uma decoração personalizada pode fazer a diferença numa mesa? Entrar e dar de caras com ele adoça logo o coração! 
Quem diz um doce diz... um salgado caseiro com uma mensagem especial... um maravilhoso petit gateau... difícil difícil é conseguir mante-los inteiros até ao final da refeição. 
Aqui deixo a receita dos cupcakes do fim-de-semana... mas há muitos que posso ir partilhando...  os do meu SIM são segredo! 



Cupcakes de lima e chocolate branco
Ingredientes para cerca de 20 cupcakes - baseada em receita de Sabor Intenso

- 3 ovos
- 200g de açúcar
- 150g de manteiga derretida
- 180g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher de chá de fermento em pó
- sumo de duas limas
- raspa de duas limas.

1- Pré aqueça o forno a 180 graus.
2- Numa tigela, bata o açúcar e a manteiga durante cerca de 10 minutos, até formar um creme.
3- Junte os ovos, a farinha, o fermento, o sumo das duas limas e a raspa.
4- Bata até que fique uma massa homogénea.
5- Coloque uma forma de papel dentro de uma forma de alumínio e divida o creme pelas formas.
6- Leve ao forno e deixe cozer aproximadamente 15 minutos.

Para o creme ...

- 1 pacote de natas frescas
- 200g de chocolate branco de culinária partido em pedaços
- sumo de meia lima
- raspa de lima.

Leve o chocolate a derreter em banho-maria, deixe arrefecer e junte natas até obter um creme. Junte o sumo de lima. Refresque. Com a ajuda de um saco ou uma seringa de pasteleiro, decore os cupcakes. Por fim, polvilhe com raspa de lima.




O meu aniversário ...



Encomenda para uma noite especial ... só de mulheres!


Aqui, os olhos comem, e nós também!



Sem comentários:

Enviar um comentário